link

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Figuras do Batuku

Figuras antigas & Figuras Actuais

Ntoni Denti d’Oro

 Ntoni Denti d’Oro, ou melhor, António Vaz Cabral, com 79 anos de idade, é uma referência fundamental, mesmo incontornável  da música cabo-verd­iana mais genuína. Natural de São Domingos (Santiago), onde ainda hoje vive, o músico e cantor cria e interpreta batuque e fi­naçon de forma muito singular.







 Nácia Gomi
Do seu nome verdadeiro Maria Inácia Gomes Correia, mulher do Batuque, mulher genuína da ilha de Santiago, Vila de Pedra Badejo no concelho de Santa Cruz, nasceu a 18 de Julho de 1924.



"Nha Nácia Gomi", como era mais conhecida, foi uma das vozes da

resistência cultural Cabo-verdiana. Considerada a ‘rainha do finaçon’, ficou também bastante conhecida como uma contadora de estórias. Muito da sua música era improvisada no momento.


A cantora gravou três discos e participou em muitos mais como convidada. Em 2005 lançou dois álbum ‘Finkadu na Raiz’ com o tocador de batuque NtóniDênti d´Ôro, e ‘Kuses Mocinhos’.



Maria Inácia Gomes Correia tornou-se assim numa fig

ura incontornável no processo criativo da ilha de Santiago. O seu mérito é reconhecido dentro e fora do país.




Carlos Alberto Sousa Mendes

De nome artístico "Princezito", nasceu em Cabo Verde quatro anos antes da independência, na ilha de Santiago, vila do Tarrafal – Monte Iria, zona onde a lendária cantadeira de Finason – Bibinha Kabral – viveu os últimos anos de vida, senhora de quem Princezito cobiçou a arte de cantar.


Criador de canções de excelência, investigador das várias vertentes do batuku, abordando a melopeia tirada das histórias, contos e provérbios.





Orlando Monteiro Barreto
Orlando Monteiro Barreto, mas todos o conheciam por "Orlando Pantera". Considerado a mais importante revelação musical de Cabo Verde.

Sem comentários:

Enviar um comentário