link

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Comidas e bebidas tradicionais

Ingredientes e Modo de Preparação


Cabo Verde oferece uma variada escolha gastronómica de carácter marítimo e não só. Escusado será dizer que a oferta a nível de peixe e marisco é a mais variada pos­sível. Lagosta, perceves, lapa, búzio, sem esquecer as famo­sas 'bafas' que fazem as delícias dos apreciadores de marisco.

O atum fresco, cozinhado em caldeirada, cebolada ou simplesmente grelhado é uma excelente alternativa.

A base da cozinha popular cabo-verdiana é o milho que, preparado de diferentes ma­neiras, acompanha, normal­mente, a carne de porco, o fei­jão, a mandioca e a batata-doce.

O mais conhecido e apreciado prato é a 'Katxupa' - a receita nacional, emblemática de Cabo Verde. Porém, existem outros pra­tos de grande riqueza gastronomica: o 'xerém', cuscuz, djagacida, caldo de peixe, pastéis de milho, etc.

Em relação à bebida: o famoso grogue local é o mais aprecia­do, mas também existem ain­da o vinho do fogo e o ponche - 'pontxi' de vários tipos, etc.


Catchupa

Ingredientes:
 4 xícaras de milho, 200 gr de feijão, 200 gr de carne bovina, 300gr de pés

de porco, 200gr de bacon, 250 gr de atum, 2 Batatas, 4 Chouriços, 200gr

 mandiocas, 100gr cenoura, 2 Batatas doces, 200gr de couve, 2 cebolas

2 folhas louro, 2 dentes de alho, Sal e Pimenta qb.

Preparação
Coloca-se numa panela a carne em pedaços, o bacon, um pé de porco e os chouriços, pimenta, sal ou caldo de carne. Na pan­ela de pressão coloca-se, durante meia hora, os grãos de milho e os feijões cobertos com água, uma cebola, um fio de azeite, uma fol­ha de louro e sal. Depois, numa panela maior, colocam-se os fei­jões com o milho, cobre-se com água e põe-se no lume a ferver. Acrescenta-se então a carne mari­nada. Quando tudo está quase co­zido, acrescentam-se as batatas e a couve. Terminado a cozedura, deixa-se repousar por alguns minutos e está pronto para ser servido. A catchupa, que deve ficar um pouco líquida, é prato único.


Pastel de Milho
Ingredientes:
Massa:  
Batata-doce (pode ser uma batata inglesa): 1/2,  Farinha de milho
 fresca: q.b.

Recheio:
• Atum fresco ou de lata: 1/4 “Cabeça” de cebola: 1, Azeite doce, 1dente de alho, Malagueta: 6 Grãos, Vinagre: 1 Colher de sobremesa, Banha ou óleo: q.b.


Preparação
Coze-se a batata doce previamente descascada. Esmaga-se muito bem, junt ando pingos de água da cozedura e a farinha de milho até se formar uma bola. Retiram-se bocadinhos de massa, que se espalmam em cima d e um pano molhado e espremido, fazendo pequenos círculos de massa.

Recheiam-se os círculos com o atum refogado, dobram-se, apertam-se bem os bordos e fritam-se em banha ou coloque oleo bem quente.



Sem comentários:

Enviar um comentário